segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

2a aula de jardinagem na TV Gazeta por Nô Figueiredo

Assista agora à minha participação no programa Manhã Gazeta da Olga Bongiovanni, a segunda aula de jardinagem onde ensino a fazer mudas de plantas.


Programa foi ao ar em 11 de fevereiro de 2011.

As plantas foram gentilmente cedidas pelo Shopping Garden 
www.shopgarden.com.br

Para ver a primeira aula de jardinagem clique: 1a aula de jardinagem na TV

Para ver as receitas de substratos clique: 1a aula de jardinagem na TV- substratos

Para assistir minhas outras participações na TV Gazeta clique: Na TV



15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá No,gosto muito da sua apresentação no programada Olga,queria muito encontrar um blog como o seu cheinho de informações sobre plantinhas,com certeza me tornarei uma seguidora,pois amo flores,é muito bom plantar uma flor e ve-la brotar é um prazer que só quem ama flores entendi,como Deus é maravilhoso e perfeito nas suas criações!e Felizes são aqueles que podem usufruir de tanta beleza e poder enchergar cada detalhe que ele cria com a sua divina mão.
    Vi vc falando dos seus cachos,também tenho 2 cachinhos de ouro aqui em casa,e cachos tem que ser tratado com muito amor,atenção, e creminhos muitos creminho não é mesmo?,ai em troca vc ganha obdiência e belesura,nunca se disfaça dos seus,vale apena investir,adoro cachos,e pra variar meu cabelo é bem smilinguiiiiiido,mas tudo bem.
    Gostaria de uma próxima oportunidade vc falasse de cultivo de plantas em vidros(terrário?),tenho umas suculentas e gostaria de cultiva-las em vidro,alias eu tenho uma parente das suculentas,que eu coloco água ela da uma morridinha,eu paro de regar ela começa renascer,o que acontece com essa pessoa?,eu gosto dela mas a nossa relação tá difícil,se eu conseguir obter uma resposta sua,ai eu mostro uma foto dessa danadinha.bjinhos,até 6º feira.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia, fico muito feliz em saber que você gostou das informações que coloquei no blog! Fique tranquila que adoro meus cachinhos, não pretendo nunca alisa-los. Não combina comigo!
    Com relação à sua plantinha, não sei qual é, mas pelo que vc descreveu, que é parente das suculentas e que não gosta de água, então diminua a rega e a quantidade de água. Regue a cada 15/20 dias e com pouca água. Veja se ela fica mais feliz e viva assim.
    Beijos floridos,

    ResponderExcluir
  4. OI, PARABÉNS PELO TRABALHO DESENVOLVIDO. EU TENHO UMA ROSEIRA QUE DÁ UMA ROSA QUE É BRANCA QDO BOTÃO E DEPOIS FICA ROSA E AMARELA, MAS NÃO SEI O NOME. VC SABE? OBG.

    ResponderExcluir
  5. Oi Auredan,gostaria muito de te ajudar, mas só com essa descrição não consegui identificar. Será que você poderia mandar uma foto da flor para meu e-mail: nofigueiredo@gmail.com?
    beijos floridos,

    ResponderExcluir
  6. Olá Nô eu me chamo Cristina, tenho algumas plantas e as amos . Bem a minha palmeira fenix estava num vaso q comprei e ela começou a sair a raiz por cima enão a mudei de vaso e as raizes estavam enormes não as cortei e depois de ter mudado , estão de novo com as raízes para fora oque faço?

    ResponderExcluir
  7. Oi Cristina,

    Tudo bem? Desculpe-me pela demora em responder seu comentário no blog. Essa semana foi muito corrida.

    Fico feliz em saber que você é uma amante das plantas! Bem vinda ao clube!!!

    Você mudou a sua fênix para um vaso maior? Normalmente quando faço mudança de vaso, sempre mudo para um vaso maior, já que as plantas são seres vivos e crescem e se desenvolvem com o tempo.

    E sim, é bom fazer uma poda nas raízes, principalmente aquelas que estão muito grandes e saindo para fora.

    Lembre-se de preparar a drenagem do vaso, primeiramente checando se há um furo embaixo do vaso e depois colocando argila expandida e manta de bidim no fundo do vaso para que a água não fique acumulada e apodreça as raízes. Nesse vídeo eu ensino passo a passo como fazer a drenagem:
    http://nofigueiredo.blogspot.com/2011/02/1a-aula-de-jardinagem-na-tv-gazeta-por.html

    E neste post tem dicas de substratos para sua plantas: http://nofigueiredo.blogspot.com/2011/02/1a-aula-de-paisagismo-na-tv-substratos.html

    Boa sorte com as suas plantas!

    Beijos floridos e um ótimo fim de semana,

    ResponderExcluir
  8. Oi Nô,
    assisti seus vídeos no programa da Olga e adorei.
    Aqui em casa tenho um canteiro como mini ixoras, só que tem quase um ano e nada delas florescerem. Elas não pegam sol o dia todo, só parte do dia, as folhas estão saudaveis e sempre aplico fertilizante. Vc pode me ajudar? Outra coisa, como posso fazer mudas da mini ixora? qual a mistura da terra.

    beijos e muito obrigada!!!
    Cristiane.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cristiane,

    Tudo bem? Fico feliz que tenha gostado dos meus videos! Obrigada.

    Com relação às sua mini-ixoras, bem, elas gostam de muito sol. Nunca tive problemas com falta de flor com mini-ixora. Em todos os lugares onde plantei elas sempre floriram muito. E se você está adubando e tudo, só pode ser falta de sol... Será que você não poderia transplantá-las para um local de mais sol? E quem sabe considerar outra planta para esse local? Os antúrios são flores que gostam de meia sombra... Quem sabe eles se adaptam bem no seu jardim?

    As mini-ixoras são reproduzidas por estacas. Uma boa mistura para as mudas é 1/3 de terra vegetal, 1/3 de areia de construção e 1/3 de vermiculita.

    A muda deve ser feita como da azaleia, veja no video:
    http://nofigueiredo.blogspot.com/2011/02/2a-aula-de-jardinagem-na-tv-gazeta-por.html

    Boa sorte com seu jardim!

    Beijos floridos,

    ResponderExcluir
  10. Olá No...amo flores. Gostaria de saber como fazer mudas da flor de natal. Minha vizinha me deu vários galhos, mas morreram. Como faço? Também gostaria de saber como faço mudas daquela árvore que da um monte de flores da cor salmão. Não sei o nome dela. sei que tenho que podar sempre senão cresce muito e fica lotada de flores enormes e dura bastante a florada.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lozane,
    Também amo flores! Suas cores, formas e cheiros! Que maravilhas da natureza!
    Acho que a flor de natal a que vc se refere é a Euhphorbia pulcherrima, conhecida também como poinsétia ou bico-de-papagaio. Ela se multiplica facilmente por estaquias (galhos) preparados no final do inverno. Aguarde mais um pouco, lá pelo fim de agosto, começo de setembro peça outro galho para sua vizinha.
    Com relação à árvore flor da cor de salmão, não consegui descobrir que árvore é só pela cor da flor. Vc tem fotos dela?
    Boa sorte com suas flores!
    Beijos floridos,

    ResponderExcluir
  12. OI NÔ.
    REALIZEI UM GRANDE SONHO RECENTEMENTE QUE ERA COMPRAR UMA CASA E COM ELA VEIO UM JARDIM SEM FLORES, ARVORES E NADA PARECIDO A NÃO SER PELA GRAMA QUE COBRE TODO O MEU FUTURO JARDIM.
    NOTEI QUE A GRAMA POSSUI UMAS RAÍZES BEM FIXAS E TENHO MEDO DE QUE QUALQUER COISA QUE EU VENHA PLANTAR MORRA, ALGUMAS FOLHAS DE MAMONAS APARECERAM NÃO SEI DA ONDE MAS TRATEI DE TIRA-LAS RAPIDAMENTE.
    DEVO RETIRAR TODA ESSA GRAMA OU APENAS QUADRADOS AONDE IREI PLANTAR? DEVO AFOFAR BEM A TERRA JÁ QUE ELA ESTA BEM COMPACTA? DEVO ADICIONAR OUTRO TIPO DE TERRA POR CIMA COMO TERRA PRETA?
    IREI PLANTAR ALGUMAS ERVAS E QUERO UMAS ROSEIRAS NA ENTRADA.
    BOM ADOREI SEU BLOG E VC CONQUISTOU MAIS UMA FÃ DO SEU TRABALHO OBRIGADA POR EXISTIR E COMPARTILHAR SEUS FEITOS CONOSCO.

    ResponderExcluir
  13. Oi Kelly,
    Um belo gramado é um ótimo começo. Você agora pode criar o que quiser sobre ele! Se a grama está boa e sem pragas, retire-a só onde for plantar e neste local coloque terra adubada.
    Obrigada por curtir meu blog! Ficarei muio feliz se vc se tornar uma seguidora ou assinar para receber os posts por email!
    Boa sorte com seu sonhado jardim e sua casa nova!
    Beijos floridos,

    ResponderExcluir
  14. Nô, seu trabalho é simplesmente fantástico!!!
    PARABÉNS...

    Tenho umas dúvidas a serem esclarecidas:
    1- A minha avó sempre teve azaléias mas reclama muito porque elas não florescem... Qual deve ser o problema? o que deve ser feito?
    2- pretendo fazer uma hortinha em casa mesmo, mas tenho dúvida quanto à colheita, por exemplo, do alface: tiro a verdura por inteiro e semeio novamente ou não é necessário semear outra vez? E qual tipo de terra devo usar?

    3- Tenho uns pezinhos de acerola pra transplantar direto na terra. Gostaria de saber quais são os cuidados e o preparo do solo, como adubo?

    Obrigado por nos proporcionar um ambiente ótimo e muito raro quando se fala de qualidade, como é seu blog!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá, fico muito feliz em saber que meu blog está sendo útil! Obrigada pelo elogio e incentivo! =)
    Bom, vamos à suas perguntas:
    1. azaleias gostam de muito sol. Onde elas estão plantadas? E tbm gostam de adubo... Que tal colocar um pouco de adubo de minhoca para aerar a terra e depois essa receita de Adubação natural para planta que floresce e frutifica:
    3 colheres de farinha de osso
    1 colher de torta de algodão ou manona
    8 colheres de humus de minhoca

    2. alface: colhe e depois tem q semear tudo de novo.

    3. adubação: dá uma olhada no post da 3a aula de jardinagem na tv: http://bit.ly/gm0Fx0

    Boa sorte!

    Beijos floridos,

    ResponderExcluir